Ouça agora na Rádio

N Notícia

Ucrânia 'ocupada' pela URSS, 'tem que devolver a metade do território atual à Rússia'

FOTO: © AFP 2017/ YURKO DYACHYSHYN

Ucrânia 'ocupada' pela URSS, 'tem que devolver a metade do território atual à Rússia'

A Ucrânia precisa estar preparada para se separar de cidades como Carcóvia, Dnepropetrovsk, da região de Donbass e outros territórios caso o país deseje qualificar a época da URSS como "ocupação".

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

Assim opinou Leonid Kalashnikov, chefe do Comitê para a Comunidade dos Estados Independentes (organização supranacional envolvendo 11 repúblicas que faziam parte da antiga União Soviética) da Duma de Estado.

"Falando sério, a [Ucrânia] terá que devolver a metade do atual território à Rússia, e não somente a Crimeia, já que Carcóvia, Dnepropetrovsk, Donbass não faziam parte da Ucrânia até o surgimento da URSS", afirmou Kalashnikov entrevistado pela Sputnik.

Assim, o político russo comentou as palavras de Vladimir Vyatrovich, diretor do Instituto de Memória Nacional ucraniano, que em 5 de janeiro, declarou que as autoridades ucranianas teriam que definir a participação da Ucrânia na URSS como uma ocupação comunista e bolchevique. 

Após a Revolução de 1917 e a criação da República Socialista Soviética da Ucrânia, várias cidades russas como Donetsk, Lugansk, Kherson, Nikolaev, Odessa, Dnipropetrovsk e Kirovohrad – que pertenciam ao Império Russo – passaram a fazer parte desta república soviética. Quanto à Crimeia, a península foi transferida para a Ucrânia em 1954.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia

Peça sua Música

Previsão do Tempo