Ouça agora na Rádio

N Notícia

Inteligência artificial ajuda NASA a descobrir novo planeta

FOTO: © Foto: David A. Aguilar (CfA)

Inteligência artificial ajuda NASA a descobrir novo planeta

As novas tecnologias da NASA ajudaram a descobrir o oitavo planeta orbitando uma estrela distante.

Todas as informações Sputnik Brasil

A inteligência artificial foi usada pela primeira vez para analisar os dados do telescópio Kepler, tendo descoberto o oitavo planeta orbitando uma estrela distante, lê-se em um comunicado da NASA.

"Isto é apenas o início de uma nova forma de caça a planetas", informou o comunicado.

O planeta recém-descoberto, denominado Kepler-90i, é um planeta rochoso e o menor de oito planetas do sistema Kepler-90. O planeta está tão perto da sua estrela que seu ano dura apenas 14 dias.

"O sistema está configurado como o nosso Sistema Solar, com os pequenos planetas localizados perto da estrela e os grandes planetas mais afastados. Este modelo evidencia que os planetas gasosos externos do sistema, que são aproximadamente de tamanho de Saturno e Júpiter, se formaram de maneira similar ao nosso Sistema Solar", informou o comunicado.

Os pesquisadores programaram um computador para aprender a identificar os sinais fracos dos exoplanetas em trânsito de entre o vasto arquivo de dados do espaço profundo do telescópio Kepler, disse o comunicado.

Assim, foram encontrados dois exoplanetas até então desconhecidos: o Kepler 90i e o Kepler 80g, que pertence ao sistema de seis planetas que orbita outra estrela.

Os cientistas planejam usar o sistema computorizado para descobrir mais planetas, usando os dados coletados pelo Kepler sobre cerca de 150 mil estrelas.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia

Peça sua Música

Previsão do Tempo