Ouça agora na Rádio

N Notícia

Pesquisadores encontram microplásticos em água

FOTO: © Divulgação/Imagens da internet

Pesquisadores encontram microplásticos em água

Estudo analisou 159 amostras de água e encontrou a substância em 83% do material analisado

Todas as informações são do site sobre saúde e bem estar MINHA VIDA, acesse!

Cientistas encontraram fragmentos de plástico na água da torneira de diferentes países em um estudo realizado sobre a contaminação de plásticos no ambiente. O fato deixou pesquisadores de várias localidades preocupados, devido aos possíveis problemas de saúde que o plástico pode gerar.

 O estudo foi realizado pela Orb Média, uma organização jornalística sem fins lucrativos e analisou 159 amostras de águas potável coletadas pelos cincos continentes. De acordo com o estudo, 83% das amostras continham plástico.

Os microplásticos são materiais conhecidos por conter e absorver produtos químicos tóxicos ao ser humano e pesquisas feitas com animais mostram que eles são liberados no organismo. De acordo com o professor Richard Thompson, ficou claro que o plástico liberaria esses produtos químicos, e na verdade, as condições no intestino facilitariam uma liberação bastante rápida. Sua pesquisa mostrou que os microplásticos são encontrados em um terço dos peixes capturados no Reino Unido.

De acordo com o estudo os Estados Unidos apresentaram a maior taxa de contaminação com 94%, com fibras plásticas encontradas na água da torneira em locais como Congresso, Sede da Agência de Proteção Ambiental e Trump Tower, em Nova York.

Na Europa, Alemanha e França tiveram a menor taxa de contaminação, com 72%. O número médio de fibras encontradas em cada amostra de 500 ml variou de 4,8 nos EUA e 1,9 na Europa.

Diante do cenário, a água engarrafada poderia ser uma solução? Infelizmente não. Isso porque os mesmos microplásticos foram encontrados em garrafas de água vendidas nos Estados Unidos.

O especialista em microplásticos, da Universidade Estadual de Nova York, Sherri Mason, explica que os cientistas possuem dados suficientes para analisar o impacto do microplástico na vida selvagem. "Se isso está impactando a vida selvagem, então, pode vir a impactar a vida humana de alguma forma", analisa.

Um outro estudo realizado na República da Irlanda também encontrou contaminação micro plástica na água da torneira e em poços. A pesquisadora Anne Marie Mahon do Instituto de Tecnologia Galway-Mayo explica que por enquanto ainda não se sabe o impacto do microplástico para a saúde, mas que o cenário atual levanta um alerta para que se pesquisa mais sobre o assunto.

A escala de contaminação pelo microplásticos está apenas começando a ficar clara. Na alemanha já foram realizados outros estudos que identificaram o material em todas as 24 marcas de cerveja, bem como em amostras de mel e açúcar. Em 2015, pesquisadores descobriram que os microplásticos estavam presentes no ar e nas casas das pessoas.

FONTE: MINHA VIDA
Link Notícia

Peça sua Música

Previsão do Tempo