Ouça agora na Rádio

N Notícia

Há 18 anos, Trump dizia o que faria com a Coreia do Norte se fosse presidente

FOTO: © AFP 2017/ Jewel Samad

Há 18 anos, Trump dizia o que faria com a Coreia do Norte se fosse presidente

Diante da forte “guerra de palavras” entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un, o mundo aguarda para saber qual será o desfecho daquilo que parece ser uma interminável crise na Península Coreana.

E como os EUA devem lidar com a Coreia do Norte? O mais próximo que Washington chegou de declarar guerra à Pyongyang foi em 1994. Cinco anos depois, em um programa de TV da rede NBC, o magnata Trump disse o que faria sobre o tema, caso fosse o presidente da nação. As informações são da SPUTNIK NEWS BRASIL.

“Não seria bom se sentar, realmente negociar e fazer todo o possível? E se essa negociação não funcionasse, é melhor resolver o problema agora do que resolvê-lo mais tarde”, disse Trump no programa Meet the Press. Resgatado, o vídeo viralizou nesta semana nas redes sociais.

Em 1999, Trump comentou que a Coreia do Norte era um país governo por “uma espécie de irresponsáveis” que “estão desenvolvendo armas nucleares”. Além disso, disse que “eles o fazem não porque se divertem, mas porque existe uma razão”.

Na mesma entrevista, Trump comentou ainda não ser favorável ao uso de armas nucleares contra o regime comunista, mas sim contra as áreas do país onde estivessem sendo produzidas armas nucleares por parte de Pyongyang.

“Querer fazer isso em cinco anos, quando eles já tenham ogivas por toda parte, cada uma delas apontadas para Nova York, Washington e cada uma das nossas cidades? Querem fazer algo agora? Será melhor fazer isso agora. Se perceberem que falamos sério, negociarão”, argumentou.

Passados 18 anos desta aparição na TV para falar, dentre outros temas, da Coreia do Norte, o agora presidente norte-americano usou nesta semana uma retórica forte contra o país asiático, que iria receber “fogo e fúria que o mundo jamais viu”, em referências às ameaças feitas por Pyongyang.

Por ora, os EUA não parecem dispostos a negociar com a Coreia do Norte, como o Trump de 1999 disse que faria “como um louco”.

FONTE: SPUTNIK NEWS BRASIL
Link Notícia

Peça sua Música

Previsão do Tempo