Ouça agora na Rádio

N Notícia

Chá verde melhora função cerebral e aumenta perda de peso, diz estudo

FOTO: CC0 Public Domain/pixabay

Chá verde melhora função cerebral e aumenta perda de peso, diz estudo

Substância antioxidante presente no chá verde seria o responsável pelos benefícios da bebida

Um novo estudo feito pela Universidade Northwest A&F, na China, descobriu que o chá verde pode ajudar a otimizar a perda de peso e ainda aumentar a função cerebral. A bebida já era uma das queridinhas entre quem é adepto de um estilo de vida saudável, mas esse estudo agora mostra que o efeito desse chá pode aparecer em poucos meses de consumo. Todas as informações são do site MINHA VIDA, acesse! 

Os cientistas analisaram o efeito de uma substância antioxidante presente no chá verde, conhecida como EGCG, e quando administrado em camundongos, eles observaram uma redução significativa na gordura corporal. Os animais também apresentaram um melhor desempenho durante testes de cognição e memória.

Para a pesquisa, foram usados ratos machos, com três meses de idade. Durante 16 semanas eles tiveram sua alimentação controlada, divididos em três grupos diferentes: um grupo seguiu uma dieta padrão, outro recebeu alimentação de alta frutose e o terceiro também foi alimentado com uma dieta de alta frutose junto com dois gramas de EGCG por litro de água.

Foi medida ainda a gordura corporal dos ratos e eles fizeram testes na água, cujo objetivo era testar a velocidade de raciocínio deles para escapar da água. Os roedores foram colocados em uma piscina e tinham que encontrar uma plataforma segura.

Os resultados revelam que os ratos alimentados apenas com a dieta de alta frutose apresentaram gordura corporal significativamente maior do que aqueles que também receberam EGCG ou uma dieta padrão. Os ratos que receberam EGCG também gastaram menos tempo para encontrar a plataforma de escape da água do que os que receberam apenas alta frutose.

Quando a plataforma foi removida da água, os ratos que receberam EGCG também conseguiram encontrar rotas alternativas para fora da piscina. Em entrevista ao DailyMail, Xuebo Liu, autor do estudo, disse: "O chá verde é a segunda bebida mais consumida do mundo após a água e cresce em pelo menos 30 países. O antigo hábito de beber chá verde pode ser uma alternativa mais aceitável aos medicamentos quando se trata de combater obesidade e comprometimento da memória".

FONTE: MINHA VIDA
Link Notícia

Peça sua Música

Previsão do Tempo