Ouça agora na Rádio

N Notícia

Divulgação/Internet

FOTO: Divulgação/Internet

IBGE: PIB do Brasil avança 0,2% no trimestre

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (31) um novo balanço com os dados do PIB brasileiro, apontando ligeira alta de 0,2% no 2º trimestre, em relação ao período anterior.

IBGE enfatiza em sua nota que a variação positiva foi a sexta consecutiva, seguindo-se a 8 variações negativas do PIB.

Enquanto a Indústria registrou queda de 0,6%, a Agropecuária manteve-se estável, sem variação. Cresceram os setores de Consumo das Famílias, 0,1%, Serviços, 0,3%, e Consumo do Governo, 0,5%.

Em relação ao mesmo período de 2017, o PIB cresceu 1%, diz o Instituto. A alta acumulada em 2018 é de crescimento de 1,1%.

Desemprego

Na quinta-feira (30), o IBGE divulgou os números do desemprego no país, apresentando também uma variação ligeira, no entanto, de queda. Os dados apontam uma taxa de 12,3% de desempregados no país, uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior. São 12,9 milhões de pessoas sem emprego.

O mesmo comunicado do IBGE também aponta taxa de subutilização de 24,6%, ou 27,5 milhões de pessoas, que soma os desempregados e os que não conseguem trabalhar mais que 40 horas semanais mas procuram esse tipo de trabalho. Também entram na conta a força de trabalho potencial. Os desalentados, que desistiram de procurar emprego, são 4,4%.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia