Ouça agora na Rádio

N Notícia

CC BY 2.0 / Images Money / Dollar

FOTO: CC BY 2.0 / Images Money / Dollar

Sistema financeiro mundial se desmorona: como mundo se prepara para colapso do dólar?

O sistema financeiro liderado pelo dólar norte-americano começa a apresentar brechas de leste a oeste e essas brechas estão crescendo, sublinha uma das principais edições digitais chinesas, Phoenix, acrescentando que esta é uma lição para o dólar, cujo fim é acelerado pela perda de confiança na moeda norte-americana.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

Segundo o artigo, nos últimos anos os países que se opõem aos EUA têm buscado ativamente oportunidades de criar uma moeda de reserva e abandonar o dólar.

"O comércio de petróleo entre a Rússia e a China já é realizado sem a participação do dólar: os países intensificaram a extração de recursos e começaram a comprar mais ouro para se prepararem para o colapso da moeda norte-americana", informou o portal.

A tendência de abandonar o dólar indica claramente a diversidade de moedas mundiais capazes de substituí-lo como, por exemplo, o euro e o yuan chinês.

O autor lembrou que, depois da saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã, a União Europeia tenciona comprar petróleo sem usar o dólar. 

Depois que a Rússia e a China decidiram passar a usar o yuan em vez do dólar, uma onda de “desdolarização” cobriu o mundo, sublinhou o autor do artigo. O Irã, a Venezuela, Angola, Indonésia, Malásia, Tailândia e Paquistão já expressaram seu desejo de abandonar o dólar ou reduzir seu uso no comércio de petróleo e outras transações financeiras. 

Ao mesmo tempo, sendo a principal moeda de reserva do mundo, o dólar pode influir na situação através do sistema SWIFT e controlar indiretamente os pagamentos bancários internacionais. Ou seja, se uma das principais economias do mundo quiser se livrar do controlo do dólar, será imediatamente sujeita às restrições impostas pelo SWIFT, o que impedirá a realização de pagamentos com outros países.

Segundo a edição, esta é uma das razões que levou a Rússia a estudar formas de realizar transações na moeda nacional. 

"A Rússia entende que, sob a pressão do petrodólar, a sua economia está em perigo de ser estrangulada", cita o portal o livro "A Guerra de Divisas" de Jim Rickards. Neste contexto, o autor propõe criar "uma nova moeda globalmente competitiva e respaldada por ouro, que seja suficientemente forte para derrubar o sistema do dólar".

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia

Peça sua Música

Previsão do Tempo