Ouça agora na Rádio

N Notícia

Geólogos descobrem 'fonte' de magma subterrânea debaixo de Yellowstone

FOTO: CC BY 2.0 / Michael McCarthy

Geólogos descobrem 'fonte' de magma subterrânea debaixo de Yellowstone

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

Análise sísmica do núcleo de vulcão de Yellowstone mostra que debaixo dele localiza-se uma poderosa pluma mantélica – um fluxo vertical de magma que sobe rapidamente das profundezas da Terra.

O supervulcão do parque nacional de Yellowstone é agora uma caldeira gigantesca que é tão grande que é possível vê-la somente da órbita terrestre baixa. Sua cratera tem 72 quilômetros de comprimento e 55 de largura e seus canais subjacentes contêm várias dezenas de milhares de quilômetros cúbicos de material magmático.

Há certos receios ligados ao fato de o vulcão Yellowstone, atualmente adormecido, poder entrar em erupção depois de 630 mil anos de "sono" e que a erupção poderia atingir centenas de quilômetros nos EUA.

No entanto, até o momento os especialistas não conseguiram encontrar a fonte de lava ou magma desse supervulcão. O que, por sua vez, fez os geólogos procurar as possíveis razões para o surgimento de um vulcão gigantesco nessa parte dos EUA.

Tais fluxos de magma são chamados pelos cientistas de "plumas". Graças à sua velocidade e temperaturas altas, os fluxos às vezes são capazes de "romper" as camadas rochosas grossas e frias da placa tetônica e sair para a superfície do nosso planeta, causando erupções vulcânicas extremamente fortes.

No decurso da sua pesquisa os geólogos criaram um mapa tridimensional da área subterrânea debaixo do supervulcão usando sismógrafos USArray e entenderam como se movem os fluxos de magma e como ele sobe para a superfície.

Vale ressaltar que, por um lado, a nova descoberta não permite predizer quando ocorrerá a próxima erupção do vulcão e não a torna mais provável, segundo indicam os próprios geólogos. Mas, por outro lado, a observação posterior do comportamento da pluma permitirá saber com antecedência que o supervulcão começou a despertar.

 

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia

Peça sua Música

Previsão do Tempo